Você sabe para que serve um acordo de sócios/acionistas?

, , , , , , , ,

O acordo de sócios/acionistas corresponde a um instrumento parassocial, complementar ao contrato ou estatuto social, sendo indubitável a sua importância para a adequada regulação das normas empresariais internas, com a estipulação de regras específicas de acordo com as nuances e particularidades da sociedade.

No acordo de sócios/acionistas é possível definir regras de convivência, princípios gerais da condução e gestão societária, formas de apuração dos haveres sociais, critérios e cláusulas para cessão das quotas sociais, e diversas outras questões que podem facilitar sobremaneira a relação entre os sócios.

Outra grande vantagem, é que o instrumento, em regra, não tem a mesma publicidade que um contrato e estatuto sociais, de modo que as normas societárias poderão ficar restritas ao conhecimento apenas dos integrantes da sociedade.

É de grande importância que o acordo de sócios/acionistas seja firmado logo no momento de constituição da sociedade, notadamente para que todas as regras e nuances sejam definidas em pleno acordo entre todos os integrantes da sociedade antes mesmo do empreendimento iniciar.

Qualquer dúvida, entre em contato com um de nossos especialistas!