Estudantes de Medicina buscam antecipar colação de grau em razão do coronavírus

, , , , , ,

Por todo o país, estudantes de Medicina têm buscado antecipar a sua colação de grau. A carga mínima exigida pela Resolução nº 02, 18/07/2007 do MEC é de 7.200 horas curriculares para o curso. Assim, acadêmicos de Medicina do último ano (ou décimo segundo período), e que já completaram tal carga horária, têm demandado judicialmente, pedindo que as universidades antecipem sua colação de grau.

Várias instituições de representação de estudantes têm externado apoio a iniciativa. A Associação dos Estudantes de Medicina do Paraná (AEMED-PR) e a Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA Brasil) lançaram notas públicas de apoio.

Os pedidos liminares têm sido fundamentados na necessidade imposta pela pandemia de coronavírus, que exige o reforço dos quadros dos profissionais de saúde. No Paraná, o Sindicato dos Médicos e o Instituto Mais Cidadania têm patrocinado ações coletivas em face de instituições de ensino superior, buscando autorização judicial para antecipação da colação de grau de estudantes de Medicina que preencham o requisito da carga horária mínima. O escritório Zornig Andrade Advogados Associados patrocina algumas dessas causas.

Crédito da foto: Studio Wellington Barbosa